PAGAMENTO EM ATÉ 10X | ENVIO GRATIS PARA REGIÃO SUDESTE E DESCONTO PARA DEMAIS REGIÕES

 

GUIA DE CUIDADOS COM SUAS JOIAS

 

As joias contam história e ao serem usadas, sofrem mudanças como cicatrizes e isso nada mais é que a memória de dias bem vividos. Se forem bem cuidadas, irão durar a vida toda atravessando gerações.

Nenhum metal é duro o suficiente para não adquirir marcas pessoais de uso, portanto saiba que é normal às superfícies polidas se tornarem foscas e as foscas tornarem polidas.

Usamos apenas pedras naturais lapidadas e/ou brutas, por isso elas podem apresentar variação de cor, textura e ter veios aparentes que são comuns em pedras naturais, isto não significa que estão quebradas ou  rachadas. Assim como as pedras, todas as pérolas naturais são gemas orgânicas e também podem apresentar variações de cor e formato.

VEJA ABAIXO OS CUIDADOS PARA CADA TIPO DE METAL PRECIOSO

 

A-

CUIDADOS GERAIS

Tenha cuidado ao manusear suas joias para não as deixar cair no chão ou batê-las contra superfícies duras, já que isso pode prejudicar suas estruturas delicadas, não sendo estes cobertos pela garantia.

Evite atrito: suas joias em contato com outras joias ou qualquer objeto podem riscar, danificar a peça, portanto não deixe sua joia solta dentro da bolsa ou amontoadas em porta joias.

Uso na piscina, água do mar e areia: aumentam as chances de riscos e oxidação das suas joias, no caso da prata sem banho de ouro e mesmo que sua joia seja em ouro ou prata com banho, lembre-se que nosso corpo retrai quando estamos com frio, ou seja, se o seu anel estiver um pouco frouxo, você poderá perdê-lo.

Evite o contato das peças com produtos químicos: produtos de limpeza, detergente, maquiagem, cremes, tinturas de cabelo, perfumes, entre outros produtos podem danificar a joia e criar manchas profundas.

Evite superfícies ásperas: retire sua joia se você faz algum trabalho manual e/ou usa ferramentas, lixas, etc.

Durante o esporte: se você faz algum esporte de impacto, é melhor guardar sua joia no momento da atividade. Crossfit e musculação são exemplos de atividade que pode amassar seu anel por manusear barras e pesos.

 

COMO GUARDAR SUAS JOIAS

O ouro, a prata e as pedras possuem diferentes graus de dureza e podem arranhar entre si, para evitar que isso aconteça, guarde sua peça separadamente para evitar atrito e não danificar sua joia.

Se você tiver o hábito de tirar sua joia para atividades domésticas, tomar banho e dormir, procure colocá-las sempre no mesmo lugar. Uma boa sugestão é ter pratinhos ou pequenos porta-joias ao lado da cama ou até mesmo decorando lugares estratégicos da casa, assim você cria o hábito.

 

COMO CUIDAR DAS SUAS JOIAS

 

ACABAMENTO POLIDO

Você pode passar uma flanela mágica para dar brilho mas é importante renovar o polimento de tempos em tempos. Se o resultado de limpeza das suas joias não for satisfatório, entre em contato para fazermos a limpeza e se você for de outra cidade pode nos enviar pelo correio ou levar para um profissional de sua confiança.

 

ACABAMENTO FOSCO

Aqui está uma dica simples para fazer em casa:                               

Atenção: esta técnica só pode ser feita em joias de prata e ouro que não tenham banho.  

Pegue uma esponja nova (tipo Scotch Brite) e com o lado verde passe pela superfície em apenas um sentido para o efeito ficar mais bonito. Repare que a joia voltará a ficar com aspecto de nova. Caso a peça tenha pedras, tome cuidado para não passar por cima para não arranhá-las. 

Caso não fique satisfeito, entre em contato.

 

JOIAS EM PRATA

As joias em prata Le Tolentino são produzidas com a Prata 950, sendo de maior qualidade e menos suscetível a oxidação, sua composição é formada por 95% de prata pura e somente 5% de outros metais.

Suas peças podem ser lavadas com bicarbonato de sódio, sabão neutro e água morna (não pode ser utilizada água fervente). Colocar o bicarbonato, o sabão neutro e a água morna em um recipiente e lavar as peças com uma escova de dente bem macia. Caso o resultado não seja ainda satisfatório, entre em contato para uma avaliação profissional. 

 

Sobre oxidação 

A prata e o cobre (metal presente na maioria das ligas de prata) em contato com o ar passam por um fenômeno químico denominado oxidação, podendo ocasionar uma alteração na coloração original da joia.

Esta alteração de cor não representa mudança na qualidade ou no teor das ligas.

É uma alteração natural e superficial, ocorrendo em maior ou menor intensidade em função de fatores tão distintos como a proximidade do mar, o PH da pele (suor excessivo), ou a forma de acondicionamento da joia.

Peças em prata podem ter alterações na sua coloração original, por conta do processo de oxidação que sofrem naturalmente.

Se suas peças estiverem com essas características, entre em contato conosco

 

JOIAS COM BANHO DE OURO OU RÓDIO

 

As joias em Prata Le Tolentino são produzidas com a Prata 950, sendo de maior qualidade por ser menos suscetível , já que tem 95% de prata pura e somente 5% de outros metais.

Nossas joias levam um banho de camada em Ouro 18k – Amarelo de 20 Mícrons, considerado o melhor banho e de excelente durabilidade. Limpe sua joia com uma escova de dentes com cerdas macias e sabão neutro em água corrente. Se a sujeira for difícil de remover, deixe a joia de molho na água com sabão por 5 a 10 minutos e seque com um papel delicado. Caso a peça não tenha sido bem cuidada, ela poderá desbotar.

Nesse caso, entre em contato para avaliarmos e faremos um orçamento para dar um novo banho.

O ouro branco de algumas joias é adquirido através do banho de ródio, responsável por deixar as peças menos amareladas, mais claras e mais brilhantes. Este banho sofre um desgaste natural com o tempo e uso, por isso suas peças podem ter uma alteração na cor, se aproximando do tom original do ouro.

 

OURO AMARELO OU BRANCO (FINE JEWELRY)

 

As joias em ouro produzidas por Le Tolentino, são de Ouro 18k – Amarelo ou branco. Em todas elas, o teor de Ouro Puro (75%) mantém-se inalterado. 

É recomendável limpar suas joias em ouro usando água morna, um pouco de sabão neutro e escovinha macia, fazendo movimentos leves sobre as peças. Enxágue bem e em seguida, seque as peças usando uma flanela macia e seca. 

As joias em ouro branco possuem um tom levemente amarelado e para dar o tom prateado e brilhante é feito um banho de ródio, material nobre, que deixa a joia com a cor uniforme.

Este banho sofre um desgaste natural com o tempo e uso, por isso suas peças podem ter uma alteração na cor, se aproximando do tom original do ouro, por isso recomendamos uma manutenção periódica para sempre deixá-las novas.

Caso o resultado de limpeza das suas joias não seja ainda satisfatório, entre em contato para fazermos a limpeza, afinal a garantia das joias em ouro é vitalícia. 

 

JOIAS COM PEDRAS E PÉROLAS

 

Joias com diamantes, pedras preciosas e pérolas precisam ser tratadas com cuidado. Mesmo um diamante, o material mais duro do mundo, pode ser danificado em algumas circunstâncias, e outras pedras preciosas são delicadas e possuem durezas diferentes.

Estes tipos de joias devem ser guardadas em locais de superfície macia, acolchoada e revestida por tecido 100% algodão, evitando o contato com outras peças para que não sejam danificadas e/ou arranhadas. Joias com pérolas não devem ser guardadas em embalagens com tecidos sintéticos e/ou tecidos coloridos.

O contato com perfumes e cremes, por exemplo, deve ser evitado.

As joias com pérolas também não devem entrar em contato com água.

Evite o contato da joia de pérola com outras joias e, ao manuseá-la é recomendável segurar a peça pelo metal. 

Recomenda-se limpar as pérolas com pano macio e úmido, jamais utilizando qualquer tipo de escova.

 

AJUSTES

Com o passar do tempo podemos precisar de algum ajuste na joia para diminuir ou aumentar. Antes de fazer ajustes em sua joia, lembre-se que em dias quentes nosso corpo incha e em dias frios nosso corpo contrai, então pode sentir seu anel mais apertado ou mais frouxo.

Se você possui uma joia Le Tolentino e precisar de algo, nós podemos lhe ajudar independente do tempo de uso.